Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Mosaico e Grupo de Pesquisa Arte Sonora apresentam palestra com Dr. Fernando Lacerda

• Last Updated: Friday, 09 June 2023 22:57

Projeto Mosaico e Grupo de Pesquisa Arte Sonora apresentam o Dr. Fernando Lacerda.

Professor da Escola de Música da UFPA (EMUFPA). Graduado em Música, com habilitação em Composição e Regência, pela UNESP e em Direito pelo Instituto Mackenzie, Fernando Lacerda é mestre e doutor em Música pela UNESP, tendo realizado estágios pós-doutorais junto aos programas de pós-graduação em Música da UFMG e em Artes da UFPA. Foi bolsista CAPES na pós-graduação e nos pós-doutorados. Possui experiência docente nos níveis técnico, superior, de especialização e de pós-graduação stricto sensu. Sua pesquisa de campo em acervos alcança hoje cerca de 135 cidades, sendo mais de um terço delas na Amazônia. Tem se dedicado principalmente às seguintes temáticas: música religiosa, música na Amazônia e acervos musicais brasileiros. É autor de mais de 160 títulos, entre artigos, capítulos e trabalhos completos em anais, publicados ou no prelo, dos quais, mais de 130 como único autor. Teve trabalhos premiados ou destacados em quatro eventos acadêmicos. Foi segundo secretário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). É coordenador do DoMus - Laboratório de Documentação Musical da UFPA e líder do PatriMusi - Grupo de Pesquisa 'Patrimônio Musical no Brasil'. Em 2022, ocupou a direção da Orquestra de Câmara DoMus, tendo realizado dois concertos com obras de compositores(as) nascidos(as) ou atuantes na Amazônia. Esteve à frente da organização do Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias em 2021 e 2022, tendo também proferido palestras e coordenado simpósios temáticos e grupos de trabalho em diversos eventos acadêmicos, além da subárea Musicologia no Congresso da ANPPOM de 2022. É editor do volume da Região Norte do projeto 'História das Músicas no Brasil', da ANPPOM e do volume 'Música e Rito', no projeto 'História Temática da Música Luso-Brasileira', do Núcleo Caravelas, ligado ao Centro de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa (CESEM/UNL), no qual é pesquisador.

A palestra será aberta ao público no canal do Projeto Mosaico no YouTube.

Palestra: (Re)Pensar as histórias das músicas a partir dos arquivos
Palestrante: Dr. Fernando Lacerda
Mediadora: Drª. Líliam Cohen