Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Mosaico percorre o Ver-o-peso para seu primeiro soundwalking em Belém do Pará

• Last Updated: Tuesday, 19 April 2022 17:39

O Projeto Mosaico é um projeto da Universidade Federal do Pará (UFPA) que faz parte do Instituto de Ciências da Arte (ICA).
O projeto chega a Belém com a proposta de "observar" a paisagem sonora de algumas localidades que fazem parte da vivência dos cidadãos.  Dentro desta proposta, apresenta-se o conceito de soundwalking, conceito proposto pelo educador Murray Schafer, que sugere uma "caminhada sonora", ou uma caminhada com os ouvidos atentos aos detalhes acústicos do ambiente ao redor para posterior registro audiovisual.

Após pesquisa e levantamento de possíveis localidades que poderiam servir de base para o primeiro soundwalking, chegou-se à conclusão que o Mercado do Ver-o-peso seria um ótimo ponto de partida. Assim, os alunos João Guilherme, Luan Hermes e Reinaldo Botelho, juntos ao coordenador do projeto, professor Elder Oliveira, fizeram o registro fotógrafico e sonoro dos detalhes desta parte histórica da cidade.