Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Mosaico e Grupo de Pesquisa Arte Sonora apresentam palestra com o Dndo. José Daniel Santos

• Last Updated: Monday, 10 October 2022 12:15

Projeto Mosaico e Grupo de Pesquisa Arte Sonora apresentam palestra com o Dndo. José Daniel Santos.

José Daniel atua como violonista, pesquisador e educador. Nasceu em 1983 na zona rural do Taim, interior de Rio Grande, extremo sul do Brasil. Filho de camponeses, foi criado à luz de lampião e água de cacimba, e aprendeu na lavoura seu primeiro ofício: o de agricultor. Começou a estudar música somente aos 18 anos e teve sua vida transformada pelo ensino público gratuito. Por isso, acredita em seu poder transformador e luta para que todos tenham amplo acesso e direito ao mesmo. É Bacharel em Violão e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel. Atuou como professor na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos, Espaço Musical JD, Colégio Salesiano e como "oficineiro" em projetos na FURG, UFPel e UFRGS. É professor adjunto do Curso de Licenciatura em Música da UNIPAMPA.
Como produtor cultural, organizou mais de 50 eventos culturais: Série Artística Violões do Sul; I Festival Internacional de Violão do Mercosul e o I Seminário Internacional de Violão do Pampa. Em 2014, realizou o projeto Música sem Fronteiras, premiado pela FUNARTE, realizando uma série de 12 concertos didáticos em escolas públicas da fronteira do Brasil com o Uruguai. Em parceria com Alexandre Simon, forma desde 2009 o Latino-América Duo, projeto dedicado à música brasileira e latino-americana para dois violões. Seu álbum de estreia foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música em 2019 e lançado em concertos no Brasil, Uruguai, Argentina, Alemanha e Portugal.
Recentemente lançou o livro O Violão Pampeano de Lucio Yanel: Memórias de um fazer musical no Sul do Brasil, (290 p., ISBN 978-65-88058-11-4), obra premiada pela Fundação Marcopolo e Secretaria de Cultura do RS. Em 2021, recebeu o “Prêmio Trajetórias Culturais – Mestra Griô Sirley Amaro” do governo do estado por seus 20 anos de atuação e contribuição na área da cultura.

A palestra será aberta ao público no canal do Projeto Mosaico no YouTube.

Palestra: O violão pampeano de Lúcio Yanel:  aspectos de um fazer musical no Brasil meridional
Palestrante: Dndo. José Daniel Santos
Data: 11 de outubro de 2022